Aqui se encontrará um pouco da pessoa, da mulher, da mãe, da esposa, da professora, da artesã, da cronista, da poeta, da amiga e da serva do Senhor
quarta-feira, 6 de novembro de 2024
Aula de poema
Nada mudou desde o último olhar. Tudo se acende ao abrir dos olhos, ao acordar do sono(leve). As rimas e as palavras pulam como pulgas. Saltando e querendo falar. Querendo denunciar coisas que não podemos dizer. Os versos querem registrar pra sempre os momentos inesquecíveis. Os abraços demorados e saudosos que não querem calar. As estrofes precisam arrematar tudo. Frisar e organizar cada pensamento e suspiro. Cada sonho interrompido no meio do caminho. A escada não chegou ao fim. Então a poesia não pode seguir as rimas e as métricas devidas. Isto complica tudo. Sonhos interrompidos são vidas que não seguem. Estradas com despenhadeiro… pensar assim deixa o poema triste! Então por esta razão não preocuparei com linhas. Com métricas. Com rimas; nem mesmo espaços. Vou aleatoriamente falando e deixando a poesia se esparramar da forma que der. Deixe que ela acompanhe as lágrimas que vão junto: se esparramando e derramando! Pois quando as palavras sentidas não cabem mais no peito; esparramam pelo papel. Expressando o âmago mais profundo redundante do ser que não sabe o que fazer ; a não ser ESCREVER!
terça-feira, 8 de outubro de 2024
Fim de novembro
Paisagem rústica, árida. Nem sei mais se estou em Minas ou nordeste. Que sol cabra da peste. Queimando tudo que há. Minhas mangas, o jardim. Não se escuta gorjear. Tudo um imenso monte de secura no ar. Sol cinzento. Algumas florzinhas rasteiras na estrada. Poeira. Poeira. Poeirada… vento, lixo e folhas a voar. No pasto seco o fogo a estalar. Queimando tudo. Lambendo o que sobrou. A pele chega rachar. Vou pedir a chuva pra voltar: volta chuva! Volta logo! Antes de tudo se acabar.
domingo, 9 de junho de 2024
Auto-bio capítulo 06
Deste momento um pouco de reflexão! Um expectativa sem resultado. Uma experiência desoladora e angustiante. Interessante! Libertadora também! É necessário encarar de frente tudo que te trás medo e angústia. Muito importante fazer experimentos novos e se olhar no espelho. Enxergar seu próprio ego(falho, altruísta, arrogante). Afinal! A Vida não é um manual com GPS. Visitar o presente é viajar direto para dentro do passado. Abre feridas que estavam cicatrizando. Remexer ou tentar reinventar aventuras novas; pode criar labirintos infinitos. Sem saídas. Uma estrada literalmente sem volta. Bom mesmo é a calmaria da nostalgia do cotidiano rotineiro. Onde quase tudo pode ser controlado. Ah! A rotina! Ainda tem quem reclame dela. Mas sou apaixonada em saber como será cada segundo do meu dia.( ou pelo menos tenho a ilusão de que sei) e, assim vão se passando os dias . Os meses. Os anos. E esta mudança de rota .Este atalho. Espero nunca mais passar por ele. Aprendo cada vez que sinto vergonha. Aprendo cada vez que sinto desprezo. Aprendo sempre a deixar pra trás… Uma tática ótima é que funciona. Minha saúde mental agradece! Minha dignidade recuperada também.( esta é a melhor aprendizagem) Fechado o pacote deste desfecho. Última imagem , crédito de Santana do Paraíso MG.
quinta-feira, 30 de maio de 2024
Auto-bio maio 2024
Louvo pelas minhas netas de sangue Zoe e Zaya, que hoje são meu riso. Yasmim e Yzaullim , minhas netas adotivas. Minhas ajudadoras( porque alguém pode pensar que estou ajudando estas gêmeas). Vieram pra ensinar que recomeços existem e que Deus providencia portas escancaradas. Basta abrir os olhos e o coração. Não vou mentir que está sendo maravilhoso. Que tudo tá de acordo com meu caderninho imaginário. Diria que é gratificante ver o operar de Deus na minha vida. Me moldando de uma forma doída que chega rasgar. A lembrança da minha filha a todo instante, faz saber o nada que sou. A história é Cristo quem cria. Ele desenrola a redação da minha vida. Colocou duas peças no lugar de uma. E a cada dia uma evolução diferente. Um embate(comigo)! Depois que o dia termina e olho para mim. Ajoelho no meu quarto e vejo que o amor de Deus por mim é muito , muito maior. Eu tão falha. Tão resistente! Se eu não me tornar como bambu irei me quebrar. Estão estou me dobrando e desdobrando todo dia( lógico! Dentro das minhas limitações). E quando tá pesado demais; eu faço uma pequena viagem de três dias…Recomeço! Se alguém pergunta: respondo que está tudo bem. Por hoje fecho este pequeno pedaço da minha auto- biografia. Pra você entender. Temos lutas. Temos provas. Temos alegrias. Temos muitas coisas. Mas o que não podemos ter nunca: falta de amor e esperança. Nunca! Jamais Ser egocêntricos! E principalmente: Aceitar o que Deus tem pra nós. Ele sempre dá sob medida.( quem lê entenda) Este capítulo terminarei louvando a Deus por ser muito feliz, saudável e cheia de vida. Obrigada Senhor Jesus! Por Tudo! Ângela Matos MG Auto-bio 26/05/24
segunda-feira, 13 de maio de 2024
domingo, 14 de abril de 2024
Sem Roteiro
Já andava sem rumo. Bem triste e barulhento o andar da carruagem. Tudo lento. Engenhoca velha. Ferrugem dentro e fora. Tudo quebrando. Soltava estilhaços. No suspiro profundo da fadiga doméstica. Da rotina diária. Poeira. Nada mais restou. Não havia paciência pra debates ou embates. Solidão. Tudo numa única palavra: desleixo! Mas tinha também a palavra chave “orgulho”. Canseira ! Que preguiça era pensar, discorrer ou dialogar sobre qualquer assunto. Tudo desgastado. Esfarelando e caindo. Como folha seca e velha que vai se partindo com um ventinho qualquer. Era uma puta sacanagem perder tempo. A farofa em que tudo se tornou. Daquelas secas difíceis de se engolir. Por isto eu falava: não se engane! Não é sobre pó,ou ferrugem,ou poeira. O assunto era relacionamento ultrapassado e passado do tempo de deixar de ser. Sim . Era sobre isto que eu queria falar…
sábado, 23 de março de 2024
Retirada
Dreams
Quando eu quiz contar de um sonho. Adormeci e viajei. Ao longo da noite viajei… Em lugares que antes nunca passei. Fui, fiquei e voltei. Dei voltas, e quando cheguei descobri que o tesouro mais rico ficou onde deixei. Onde deixei outros sonhos. No caminho da trilha onde parei. Na jornada e no desvio que entrei. Bem no meio da trilha tinha um tesouro: A Felicidade camuflada em pequenos pedaços de amor 🧡
quarta-feira, 13 de março de 2024
Flowers
sábado, 2 de março de 2024
domingo, 11 de fevereiro de 2024
Os filhos dos teus filhos
“ E verás os filhos dos teus filhos”… promessa de Deus aos que O temem! Minhas netas vieram pra me dizer que Ele tem um cuidado todo especial comigo e com toda minha família. Vida nova. Alegria. Esperança. Tudo está ligado ao significado em ter netos. Não seria diferente comigo. Meu coração se enche de gratidão ao saber dos cuidados e de tantas bençãos que Ele tem proporcionado a nós e a toda nossa família. Zoe e Zaya chegaram e desde o ventre já fazem parte da nossa história. Mais histórias sendo escritas. Cada página uma aventura e creio que cada linha é cada verso são escritos pelo Santo Espírito de Deus, que nunca deixou esta família. Gratidão é o sentimento hoje e sempre!!!!
Retrocesso
Não volte para onde um dia você foi feliz, é uma armadilha da melancolia, tudo terá mudado e nada será igual, nem mesmo você.
Não tente procurar as mesmas paisagens, nem as mesmas pessoas, elas não estarão, o tempo joga sujo, e terá se encarregado de destruir tudo o que um dia te fez feliz.
Não volte para o lugar onde um dia você foi feliz, mantenha-o sempre na sua memória, como era, mas não volte.
Auto-bio. Continua a saga
Em fins do mês de janeiro de 2024 estive na casa deste conterrâneo. Senhor Belques Costa. Nada mais , nem nada menos que noventa e quatro anos, foi a idade que ele disse ter. Não me assustei nem um pouco, pois meu amigo sempre foi cheio de vida. A parede dele cheia de lembranças e fotos. Um café da tarde regado de muita prosa e risadas. Fofocas boas( informações) muito válidas para o momento oportuno. Estavam comigo tão minha mãe Cruzelina, minha irmã Liliana e a esposa do senhor Belques Costa. O assunto foi bem longo. Ficamos até às dezessete horas proseando. O Perquim também estava presente ( filho do anfitrião). De primeira mão muitas novidades d algumas lembranças do passado. Tudo formigando na minha cabeça. Mas de tudo o que ficou foi a gratidão de estar mais uma vez ao lado de pessoas tão queridas. O tempo consegue envelhecer tudo; menos as amizades verdadeiras. Sou grata pela recepção que tive ao ser convidada a entrar na casa de um antigo conterrâneo. Jampruca Forever!!!!
Sem obstáculos
Como prova do meu amor
Vou -me embora antes de ti
E se algo meu lhe restar
Que seja a verdade
Em todas as vezes que eu disse:
Amo você. ————————————————————— Estou soltando sua mão. Te amo demais.Ate mais do q imaginei amar alguém um dia. Sei q nunca vai deixar seu perfil aberto pra eu saber se vc ta bem ou não. Então só me resta esperar. Deixe a vida seguir seu curso. Decidi não machucar ninguém. Começando por mim, depois vc e a pessoa do seu lado. Vc é tudo q sempre sonhei( em todos os sentidos) mas não posso continuar nada desta forma. Tb não quero nada de ninguém. ( carregar este fardo não é pra mim) Mil desculpas por tudo! Tudo mesmo! Vc é uma pessoa maravilhosa e merece continuar sendo feliz. Qdo sentir muita sdd manda um bom dia ou boa tarde. Saberei que vc está bem. Será bastante pra mim. Foi bom, mas foi loucura de ambas as partes. Hoje fiquei refletindo e avaliando: Quero vc demais! Chega doer. Mas nestas condições eu não vou conseguir suportar. Tb não vou carregar peso de infelicidade de outra pessoa. Seria insensatez pura! As pessoas evoluem na medida que vão soltando coisas pelo caminho e nunca voltam pra pegar novamente…