Jonas capítulo 1
A Mágoa
Sentimento que envenena a alma e coração apenas daquele que a sente. Sempre penso que estou prejudicando a outra pessoa de quem tenho ressentimento. Talvez ele esteja se lembrando do que fez ou deixou de fazer. Mas descobri com Jonas que não funciona bem assim...
Meu coração vai se enchendo de tanta amargura e sentimentos negativos, que tudo que havia de bom vai saindo,sufocando-se de angústias e medos.
Quando Jonas foi chamado para levar palavra de arrependimento aos ninivitas,ele simplesmente se negou. E não foi por teimosia apenas. Ele tinha ódio daquele povo de Nínive por rinchas antigas. jonas deixou a mágoa tomar e encher seu coração de tal forma que ele desobedeceu a Deus. Ele estava esvaziado de sentimentos bons,cego!
A luta espiritual dele começou assim que ele não ouviu a orientação do Altíssimo,porque prova passamos na obediência. A luta passamos quando desobedecemos a Deus.
Jonas conhecia a Deus ,mas não tinha tido uma experiência com Ele. Mas lá no fundo ,na barriga do peixe ,este servo pode ver o poder de Deus.
Eu já fiz muitas coisas parecidas...Jonas orava mas não alcançava vitória. Faltava o perdão. No momento que ele orou pedindo perdão pela mágoa,assim que ele entendeu de misericórdia,Deus ouviu e ele pode levar a palavra de salvação ao povo de Nínive.
O ressentimento trás prejuízo espiritual gravíssimo e principalmente impede a ação do Espírito Santo na minha vida. A história de Jonas parece bonita,mas aprendi que luta é diferente de prova justamente neste ensino.
Provação na obediência e LUTA na desobediência.
Jonas passou por luta ,pois sabia exatamente o que fazer ,porém optou pelo livre arbítrio de fazer diferente.
Na luta ele aprendeu tudo sobre humildade,sobre seguir os desígnios de Deus.
Da mesma forma tenho aprendido muito nas lutas e nas provas,porque agora sei a diferença.